9/27/2018

SERVIÇO EDUCATIVO | UMA DANÇA POR MÊS | 30 Setembro | Danças Antigas



30 SETEMBRO
Danças Antigas
com Catarina Costa e Silva
10h00 - 12h30
Cineteatro António Lamoso
Santa Maria da Feira

Público alvo: 12 aos 65 anos
Entrada livre mediante inscrição
Inscrição através do email: bcnproducao@gmail.com
Limitado a 30 participantes


Uma Dança por Mês é um ciclo de encontros de experimentação de uma determinada técnica de movimento ou prática da dança.

Este ciclo visa promover a construção de um lugar comunitário para a experimentação e entendimento do movimento. A próxima sessão será com Catarina Costa e Silva (Ensemble Portingaloise).


Numa viagem à cultura cortesã emergente do século XIII serão abordados elementos da poesia, da música e da iconografia da dança da época medieval, no contexto galaico-português, propondo uma vivência dos seus elementos em espaço e tempo actuais. 

Esta sessão está inserida na programação Em.Com.Tradições.





Catarina Costa e Silva

A sua actividade artística e pedagógica abrange as suas diferentes formações: Curso vocacional de dança - Ginasiano Escola de Dança; Licenciatura em História da Arte - FLUP; Licenciatura em Canto - ESMAE; MA Music-Theatre Studies - University of Sheffield; Curso de Encenação de Ópera - FCGulbenkian.
Fez formação em Danças Antigas com diferentes mestres de renome internacional: Anna Romaní, Anne Marie Gardette, Bruna Gondoni, Caroline Pingault, Catherine Turocy, Cecília Gracio Moura, Cecília Nocilli, Diana Campóo, Dorothée Wortelboer, Françoise Denieau, Jürgen Schrape, Karin Modigh, Marie Geneviève Massé, Maria José Ruiz e Maurizio Padovan. 
Como intérprete (dança contemporânea, dança antiga, canto) ou assumindo a encenação/direcção coreográfica, apresentou-se dentro e fora de Portugal (Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Itália) em importantes eventos (Aerowaves-Londres, Guimarães 2012–CECultura, Dias da Música-CCB, Tempestade e Galanterie-Queluz, Festival Mozart-Rovereto, Fringe-Utrecht; Danses Abritées-Paris) com diversos agrupamentos nacionais e estrangeiros.
Docente no Ginasiano Escola de Dança desde 1994, lecciona actualmente as disciplinas de Música e de História da Cultura e das Artes no nível secundário do Curso Artístico Especializado de Dança.
Lecciona Danças Antigas no Curso de Música Antiga da ESMAE – IPPorto desde 2008, assim como em diferentes instituições artísticas nacionais e estrangeiras, tais como, a título de exemplo, a Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais ou a European Union Baroque Orchestra (EUBO).
É membro fundador do Grupo Ibero-Americano de Estudo de Danças Antigas e directora artística do Portingaloise – Ensemble e Festival Internacional (desde 2015).

É doutoranda de Estudos Artísticos – Ciências Musicais na Faculdade de Letras e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.


Google+ Followers