6/18/2018

SERVIÇO EDUCATIVO | UMA DANÇA POR MÊS | Práticas de Indexação


Fotografia de Nellie de Boer - a suspended gesture, de Jorge Gonçalves


23 JUNHO
Práticas de Indexação
com Jorge Gonçalves
10h00 - 12h30
ICC - Imaginarius Centro de Criação
https://imaginarius.pt/icc/


Público alvo: 12 aos 65 anos
Entrada livre mediante inscrição
Inscrição através do email: bcnproducao@gmail.com
Limitado a 30 participantes


Uma Dança por Mês é um ciclo de encontros de experimentação de uma determinada técnica de movimento ou prática da dança.
Este ciclo visa promover a construção de um lugar comunitário para a experimentação e entendimento do movimento. A próxima sessão será com Jorge Gonçalves.

As práticas de indexação e focalização com que trabalho são os modos como desenvolvemos estados físicos e não ficcionais em relações interpelativas com uma audiência. Aqui, iremos experimentar diferentes coreografias de relações com objetos e espaços imaginários, espectadores e abstrações. Através de uma série de gestualidades e do uso da palavra, iremos simular espaços fictícios e de diferentes temporalidades em que irão revelar um espaço que não existe mas que é indiciado. 

Jorge Gonçalves

Como independente trabalha no âmbito das artes performativas como curador, coreógrafo, dramaturgo, produtor, performer e professor. De 2009 a 2017, co-fundou e dirigiu a estrutura de programação de artes performativas, MEZZANINE. Em 2009, foi o corresponsável artístico e gestor da OOPSA Associação e de 2008 a 2011, cofundou e dirigiu a estrutura de produção Obra Madrasta. É licenciado em Engenharia (FEUP, 2002), tem o Curso de Dança Contemporânea no Balleteatro Escola Profissional (2005), frequentou Mestrado em Performance Artística – Dança (FMH. 2006) e o Amsterdam Master of Choreography (AHK, 2014). Desde 2006 que tem vindo a produzir e a apresentar o seu trabalho artístico em Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Holanda. Desde 2003, tem trabalhado com diversos coreógrafos como Anna Pehrsson, Litó Walkey, Rebecka Stillman, Elisabete Finger, Dinis Machado, DD Dorvillier, Mathilde Monnier, Daniel Kok, Goro Tronsmo, Isabelle Schad, Keith Lim, Né Barros. Tem colaborado com diversas instituições a nível nacional (Balleteatro, Asas de Palco, MARTE, Casa da Música) e internacional (HZT e Tanzfabrik Berlin), dirigindo workshops, e trabalhando como mentor de estudantes de artes performativas.

Próxima sessão dia 30 de setembro.