8/15/2017

[2017 CURADORIA - NOVAS CRIAÇÕES] RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM LITÓ WALKEY




scroll down for english

[NOVA CRIAÇÃO]
SOBRE A FASE DE TRABALHO REMOTO COM LITÓ WALKEY 

BCN Santa Maria da Feira 29 de setembro de 2017
Novo trabalho performativo dirigido por Litó Walkey, criado e dançado por Jorge Gonçalves, Dinis Machado, Susana Otero 


Este trabalho desenvolve-se ao longo de três momentos - com três níveis de "trabalhar juntos". Começamos em meados de junho com os quatro em diferentes locais. Continuamos numa semana de julho a agosto com os três intérpretes juntos e a Litó noutro lugar. Em setembro estaremos todos no mesmo local durante duas semanas que culminará com a estreia do trabalho.
A distância física entre nós nas duas primeiras etapas do trabalho activaram exercícios estruturados de elaboração, interferência e seletividade. Os assuntos do trabalho surgiram através de propostas escritas para atividades. Estas micro operações minaram a maneira como vemos, pensamos, ouvimos, imaginamos, anotamos e lembramos coisas sobre nós próprios e sobre os outros através de processos que re-encaminham e re-centram as nossas trajetórias naturais da atenção.

EXCERTOS DAS PROPOSTAS NAS ETAPAS 1+2 de 3:  

Convidar um colega e olhar para as sombras da cara de cada um. 
Escolher uma sombra que veem.
À vez, descrever (de forma curta) a sombra que veem no outro.

Escolher uma situação / constelação / encenação estática (que não se move no espaço) para apresentar o teu testemunho.

Para a seleção das palavras e colocação das inserções, focar na recorrência e no dizer mais da mesma coisa.  

Tomar 5 minutos para considerar como vais ensinar apresentação re-trabalhada aos teus colegas.  

Recolher, combinar e compor qualquer material dos dias 1 a 4 para formular um título e 4 a 6 curtas mas especificas directivas/ instruções para uma performance.  


EXCERTOS DE RESPOSTAS ÀS ETAPAS 1+ 2 de 3:  

É uma sombra redonda e tem três pontos. Estes três pontos têm uma espécie de três triângulos no chão. Um mais pequeno que o outro.  

Alternar entre tocar (de lado), mostrar (em algum lugar) e apontar (para além do fim do objecto).  

Ela é uma sombra difusa. Sombra maior do que difusa. Ela não move linhas, parece ter caído para trás. Rajada a substituir vento de linhas dramáticas. 
O tipo de visita guiada ao redor do exterior do estúdio. O guia tenta orientar a visita com uma comunicação direta.  

Então, vou descrever uma sombra perfeita que vejo entre nós.  

Uma pausa de esferovite dobrada em espiral  

Vento fica desfocado  

Tu e a luz caíram para trás


[NEW CREATION]
ABOUT THE REMOTE WORK WITH LITÓ WALKEY


BCN Santa Maria dA Feira 29 September, 2017
new performance work directed by Litó Walkey, created and performed by Jorge Goncalves, Dinis Machado, Susana Otero 

This work develops over three stages – with three degrees of 'working together'. We began in mid June with all four of us in different locations. We continued for a week from July to August with the three performers together and Litó at another location. In September we will all be in the same location for two weeks leading up to the premiere of the work.
The physical distance between us in the first two stages of the work enabled structured exercises of elaboration, interference, and selectivity. The subjects of the work surfaced through written proposals for activities. These micro-operations mine the way we see, think, listen, imagine, notate and remember things from ourselves and each other through re-routing and re-centering our natural trajectories of attention.

EXCERPTS FROM PROPOSALS IN STAGES 1+2 of 3:

Invite a partner and look to the shadows in each other's face.
Choose one shadow that you see.
Take turns describing (short) the shadow you see to your partner.

Decide on a still (not moving in space) situation / constellation/ staging for your testimony.

For the selection for words and placement of insertions, focus on reoccurrence and saying more of the same thing.

Take 5 minutes to consider how you will teach the re-worked presentation to you colleagues.

Collect, combine and compose any material from days 1-4 to formulate one title and 4-6 short but specific directives/ instructions for performance.

EXCERPTS FROM RESPONSES IN STAGES 1+2 of 3:

It's a round shadow and it has three points. These three points have a kind of three triangles on the floor. One smaller than the other.

Alternation between touching (sideways), showing (somewhere) and pointing (more than the end of itself).

She is a diffuse shadow. Greater shadow than diffuse. She does not move lines, she seems to have fallen back.  Gust substituting wind of dramatic lines.
The type of a guide visit around the outside of the studio. The guide tries to orient the visit with a direct communication.

So, I'm going to describe a perfect shadow that I see between us.

A bended spiral pause of polystyrene

Wind becomes blurry

You and the light have fallen back