scroll down for english
[NOVA CRIAÇÃO]
[NOVA CRIAÇÃO]
SOBRE A FASE DE TRABALHO REMOTO COM LITÓ WALKEY
BCN Santa
Maria da Feira 29 de setembro de 2017
Novo
trabalho performativo dirigido por Litó Walkey, criado e dançado por Jorge
Gonçalves, Dinis Machado, Susana Otero
Este trabalho desenvolve-se ao longo de três momentos - com três níveis de
"trabalhar juntos". Começamos em meados de junho com os quatro em
diferentes locais. Continuamos numa semana de julho a agosto com os três
intérpretes juntos e a Litó noutro lugar. Em setembro estaremos todos no
mesmo local durante duas semanas que culminará com a estreia do trabalho.
A distância
física entre nós nas duas primeiras etapas do trabalho activaram exercícios
estruturados de elaboração, interferência e seletividade. Os assuntos do
trabalho surgiram através de propostas escritas para atividades. Estas micro
operações minaram a maneira como vemos, pensamos, ouvimos, imaginamos, anotamos
e lembramos coisas sobre nós próprios e sobre os outros através de processos
que re-encaminham e re-centram as nossas trajetórias naturais da atenção.
EXCERTOS
DAS PROPOSTAS NAS ETAPAS 1+2 de 3:
Convidar um
colega e olhar para as sombras da cara de cada um.
Escolher
uma sombra que veem.
À vez,
descrever (de forma curta) a sombra que veem no outro.
Escolher
uma situação / constelação / encenação estática (que não se move no espaço)
para apresentar o teu testemunho.
Para a
seleção das palavras e colocação das inserções, focar na recorrência e
no dizer mais da mesma coisa.
Tomar 5
minutos para considerar como vais ensinar apresentação re-trabalhada aos teus
colegas.
Recolher,
combinar e compor qualquer material dos dias 1 a 4 para formular um título
e 4 a 6 curtas mas especificas directivas/ instruções para uma
performance.
EXCERTOS DE
RESPOSTAS ÀS ETAPAS 1+ 2 de 3:
É uma
sombra redonda e tem três pontos. Estes três pontos têm uma espécie de três
triângulos no chão. Um mais pequeno que o outro.
Alternar
entre tocar (de lado), mostrar (em algum lugar) e apontar (para além do fim do
objecto).
Ela é uma
sombra difusa. Sombra maior do que difusa. Ela não move linhas, parece ter
caído para trás. Rajada a substituir vento de linhas dramáticas.
O tipo de
visita guiada ao redor do exterior do estúdio. O guia tenta orientar a visita
com uma comunicação direta.
Então, vou
descrever uma sombra perfeita que vejo entre nós.
Uma pausa
de esferovite dobrada em espiral
Vento fica
desfocado
Tu e a luz
caíram para trás
BCN Santa
Maria dA Feira 29 September, 2017
new
performance work directed by Litó Walkey, created and performed by Jorge
Goncalves, Dinis Machado, Susana Otero
This work
develops over three stages – with three degrees of 'working together'. We began
in mid June with all four of us in different locations. We continued for a week
from July to August with the three performers together and Litó at another
location. In September we will all be in the same location for two weeks
leading up to the premiere of the work.
The
physical distance between us in the first two stages of the work enabled
structured exercises of elaboration, interference, and selectivity. The
subjects of the work surfaced through written proposals for activities. These
micro-operations mine the way we see, think, listen, imagine, notate and
remember things from ourselves and each other through re-routing and
re-centering our natural trajectories of attention.
EXCERPTS
FROM PROPOSALS IN STAGES 1+2 of 3:
Invite a
partner and look to the shadows in each other's face.
Choose one
shadow that you see.
Take turns
describing (short) the shadow you see to your partner.
Decide on a
still (not moving in space) situation / constellation/ staging for your
testimony.
For the
selection for words and placement of insertions, focus on reoccurrence and saying
more of the same thing.
Take 5
minutes to consider how you will teach the re-worked presentation to you
colleagues.
Collect,
combine and compose any material from days 1-4 to formulate one title and 4-6
short but specific directives/ instructions for performance.
EXCERPTS
FROM RESPONSES IN STAGES 1+2 of 3:
It's a
round shadow and it has three points. These three points have a kind of three
triangles on the floor. One smaller than the other.
Alternation
between touching (sideways), showing (somewhere) and pointing (more than the
end of itself).
She is a
diffuse shadow. Greater shadow than diffuse. She does not move lines, she seems
to have fallen back. Gust substituting wind of dramatic lines.
The type of
a guide visit around the outside of the studio. The guide tries to orient the
visit with a direct communication.
So, I'm
going to describe a perfect shadow that I see between us.
A bended
spiral pause of polystyrene
Wind
becomes blurry
You and the
light have fallen back