9 de maio
21h30
| Centro Cultural De España
Festival Internacional
de Danza Contemporânea do Uruguai
Montevideu, URU
BARCO Dance Collection
Um projeto iniciado e dançado por Dinis Machado (SE/PT),
com coreografias de Dan Daw (UK), Lucy Suggate (UK), Vicky Malin (UK), Robbie Synge (UK), Katerina S. Andreou (GR/FR), Javiera Péon-Veiga (CL), Elisabete Finger (BR), Rosalind Goldberg (SE), Rebecka Stillman (SE), Rachel Tess (US/SE), Jorge Gonçalves (DE/PT), Ali Moini (IR/FR), Miguel Jaime (UY/AR), Conny Carlsson (SE), Anna Koch (SE), entre outros que virão...
e ensaios curatoriais de Kate
Marsch (UK), Chris Lewis-Jones (UK), Flora Wellesley Wesley
(UK), entre outros que virão...
Projecto produzido por BARCODesenvolvido e co produzido
em residência no Weld (Stockholm), Ballet Contemporâneo do
Norte (St Mª da
Feira), Dance4 (Nottingham), Konstnärsnämnden (Stockholm), MARC (Kivic), Nave (Chile), METAL (Peterborough), Dance4 (Nottingham), Critical
Path (Sydney), Weld (Stockholm), Inter Arts
Centre (Malmo), Festival International de Danza Contemporânea de
Uruguay (Montevideo).
Com o apoio do Konstnärsnämnden (SE), Kulturrådet (SE),
Arts Council England (UK) e DGArtes (PT)
BARCO Dance Collection é um projecto onde eu, Dinis Machado,
convido outros coreógrafos a criarem solos curtos (10 a 15 min) para eu dançar.
BARCO é uma colecção de danças mais do que um conjunto de
espectáculos de dança (no sentido interdisciplinar de uma performance de palco
onde luz, som e cenografia e dança constroem uma dramaturgia em conjunto).
A proposta para os coreógrafos convidados é a de pensar o corpo do
bailarino como o espaço onde a coreografia acontece mais do que a sala onde nos
encontramos. Esta é uma colecção de danças onde a dança é olhada e
trabalhada como disciplina autónoma.
O projecto encontra uma audiencia em noites onde um grupo de
danças são mostradas em conjunto. Maioritariamente são apresentadas
em outros espaços que não palcos. As danças de BARCO são desenhadas para serem
apresentadas em qualquer lugar. Send a condição da dança eminentemente
imaterial, enquanto mapa, esta colecção é também uma colecção de práticas mais
do que dos objectos que a rodeiam.
9 de maio
21h30
Centro Cultural De España
Festival Internacional
de Danza Contemporânea do Uruguai
Montevideu, URU
BARCO Dance Collection
A project initiated and performed by Dinis Machado
(SE/PT),
with choreographies by Dan Daw (UK), Lucy
Suggate (UK), Vicky Malin (UK), Robbie
Synge (UK), Katerina S. Andreou (GR/FR), Javiera
Péon-Veiga (CL), Elisabete Finger (BR), Rosalind Goldberg (SE), Rebecka
Stillman (SE), Rachel Tess (US/SE), Jorge
Gonçalves (DE/PT), Ali Moini (IR/FR), Miguel
Jaime (UY/AR), Conny Carlsson (SE), Anna Koch (SE), among others to
come...
and Curatorial Gaze essays by Kate
Marsch (UK), Chris Lewis-Jones (UK), Flora Wellesley Wesley
(UK), among others to come...
Project produced by BARCOPerformed and co-produced in
residency at Weld (Stockholm), Ballet Contemporâneo do
Norte (St Mª da
Feira), Dance4 (Nottingham), Konstnärsnämnden (Stockholm), MARC (Kivic), Nave (Chile), METAL (Peterborough), Dance4 (Nottingham), Critical
Path (Sydney), Weld (Stockholm), Inter Arts
Centre (Malmo), Festival International de Danza Contemporânea de
Uruguay (Montevideo).
With the support of Konstnärsnämnden (SE),
Kulturrådet (SE), Arts Council
England (UK) and DGArtes (PT)
BARCO Dance Collection is a project were I, Dinis
Machado, invite other choreographers, to choreograph a short solo (10
to 15 min) for myself as a dancer.
It is a collection of dances rather then a collection
of dance performances (in the interdisciplinary sense of a stage
performance where the light, the sound, the set and the costumes
build something together). The proposal for the choreographers is to
think that the space were this dances happen is not the room where we are
in but within the body itself. This is a collection of dances where
dance is looked and worked on as something autonomous.
The project arrives to a public through evenings where
a group of dances are shown together. They will mostly not be shown
on stages but in other varied types of spaces. Barco is therefore
designed to be presented anywhere. Being the performative condition
of dance practice mostly immaterial, as a map, this collection is as
well a gathering of practices rather then the objects that
surround it.