10/21/2013

SERVIÇO EDUCATIVO | A BELA É O MONSTRO | MARIANA TENGNER BARROS



                                FOTO: NUNO CARMO



A BELA É O MONSTRO 
Workshop de Mariana Tengner Barros
21 e 22 de Setembro
10h -18h
Teatro António Lamoso - Santa Maria da Feira


A BELA É O MONSTRO
Workshop com Mariana Tengner Barros
O meu trabalho preocupa-se geralmente com o vazio que se instaura quando se pensa na transição/transgressão do corpo privado/íntimo para o corpo público/político – um certo niilismo, sintoma de uma enorme perda que coloca em evidência o carácter artificial, banal, superficial a que os protocolos (e os cânones) dos espaços e instituições públicos nos obrigam. Intrigam-me as diferenças entre “exibir” e “existir”, o que muda quando somos observados e a dimensão do fenómeno “big-brother is watching you”: a ideia de documentação da vida quotidiana que se transforma em monstro de banalidade espectacular. Para este workshop, proponho um pequeno programa no qual se possa investigar formas de transgressão dos protocolos / cânones associados ao corpo, construindo, desconstruindo e destruindo identidades, comportamentos, estados/qualidades de presença. Usando o corpo e a voz como ferramentas base para desenvolver imagens/situações/cenas/danças onde operamos como agentes disfarçados sob a nossa própria imagem para sabotar a percepção de quem vê e de quem faz.

Mariana Tengner Barros é licenciada em dança pela Northern School of Contemporary Dance. Estagiou no Ballet Theatre Munich, sob a direcção artística de Philip Taylor. Completou o Programa de Estudo e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Como intérprete destaca o trabalho com os coreógrafos Filip van Huffell/Retina Dance, Rui Horta/Companhia Instável, Né Barros/Balleteatro Companhia; Vera Mantero/PEPCC, Francisco Camacho, Carlota Lagido e Rafael Alvarez; e com o encenador John Romão.
Como criadora apresentou And So?...The End (2010), Après Le Bain (2011), The Trap (2011), e Peça do Coração:For Him (2012), trabalhos apresentados em Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Bélgica.
Integrou o projecto “Solo Performance Commissioning Project” em 2009, dirigida pela coreógrafa Deborah Hay.


Para profissionais e estudantes de dança de nível avançado
35€
Inscrições até dia 15 de Setembro têm uma redução de 5€