12/07/2017

SERVIÇO EDUCATIVO | UMA DANÇA POR MÊS | BALLET PARA TODOS






Público alvo: 12 aos 65 anos
Entrada livre mediante inscrição
Inscrição através do email: bcnproducao@gmail.com
Limitado a 30 participantes

Uma Dança por Mês é um ciclo de encontros de experimentação de uma determinada técnica de movimento ou prática da dança. Este ciclo  visa promover a construção de um lugar comunitário para a experimentação e entendimento do movimento. A última sessão do ano é com a bailarina Susana Otero

BALLET PARA TODOS
O última sessão do ano de Uma Dança Por Mês irá explorar o Ballet. A Técnica Clássica sempre surge no imaginário coletivo como algo inacessível para a maioria. Nesta sessão vamos desmontar, tentar perceber e experimentar que esta pode ser uma técnica interessante para todos os tipos de corpos e idades.


SUSANA OTERO

Nasceu em 1982 na cidade do Porto. Iniciou os seus estudos de ballet clássico aos 3 anos frequentando diversas instituições, entre elas a Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku, no Porto. Frequentou o Conservatório de  Música e Dança do Funchal. Frequentou o curso de Gestão do Património Artístico e Cultural na Escola Superior de Educação do Porto. Frequentou o curso de Especialização de Performance em Espaços Públicos e Site-Specific na Universidade Lusófona. Exerce funções de bailarina desde 2002 e desde 2011 de Directora Artística na companhia Ballet Contemporâneo do Norte. Lecciona aulas de Técnica Clássica no Balleteatro Escola Profissional. Dirige os workshops e laboratórios coreográficos do serviço educativo da companhia Ballet Contemporâneo do Norte.  Criou para esta companhia “A notícia da minha morte foi um exagero”. Colabora frequentemente com artistas de várias áreas tendo participado na performance, Noites Brancas, de Julião Sarmento, em Serralves. Como bailarina trabalhou e foi aluna de: Elisa Worm, Luís Carolino, Maria José Rodrigues, Bárbara Guedes, Pirmin Treku, Marcello Raciti, Mercedes Olmos, Cláudia Novoa, Guiomar Machado, Cristina Maciel, Ana Figueira, Alexandre Fernandes, Olga Roriz,  Aldara Bizarro, Peter Michael, Paola Moreno, Fabrizio Pagliari,  Benvindo da Fonseca, Ainoa Vidal, Cristina Maciel,  Pedro Rosa, Garbine Aizpitarte, Francisco Alves, Rui Lopes Graça, Mariana Tengner Barros, Dinis Machado, Rogério Nuno Costa entre outros. Foi professora convidada para leccionar um workshop na Universidade de Stavenger, Noruega e na companhia brasileira Debora Colker na sua digressão por Portugal. Frequentou o Mestrado de Indústrias Criativas na Universidade Católica do Porto.