8/21/2017

[CURADORIA 2017] BALLET // CONTEMPORÂNEO // NORTE





O título Ballet // Contemporâneo // Norte propõe a decomposição das palavras que compõem o nome da companhia, palavras que irão ganhar novos sentidos na sua relação com esta produção. BALLET surge como provocação para um olhar sobre duas coreógrafas que têm investigado novas formas de abordar práticas físicas, técnicas, metodologias, gramáticas e linguagens coreográficas. Também como uma provocação de uma revisitação de dramaturgias formalistas que investem na arquitectura de uma linguagem mais do que numa lógica de “conteúdo” muito marcada em Portugal pelo peso do Dance-Theatre. CONTEMPORÂNEO constitui-se como pergunta ou provocação a uma ideia essencialista de uma história da dança cronicamente escrita a partir de um Ocidente central: normativo, branco e masculino. Existe uma contemporaneidade absoluta? Ou deveríamos antes perspectivar contemporaneidades relativas e simultâneas, que coexistem e dialogam a partir de múltiplas vozes? Num programa que também existe em diálogo com o contexto de Estocolmo, onde vivo e onde tomei contacto com as práticas destas duas coreógrafas, a palavra NORTE surge aqui na sua relatividade geográficaSanta Maria da Feira está no Norte de Portugal, e Portugal está no Sul da Europa —, expondo uma provocação evidente: como é que uma palavra aparentemente objectiva tem afinal outros significados quando olhada de uma outra perspectiva. O nome que proponho para este programa propõe, assim, uma reflexão sobre uma companhia e o seu nome enquanto objecto que se reinventa ao longo do tempo, e que ganha diferentes significados quando olhado por diferentes perspectivas, passando pela mão de diversos curadores, coreógrafos e bailarinos, etc.


The title Ballet // Contemporâneo // Norte proposes the decomposition of the words that make up the company's name, words that will gain new meanings in its relation with this production. BALLET arises as a provocation to a look at two choreographers who have investigated new ways of approaching choreographic practices, techniques, methodologies, grammars and languages. Also as a provocation of a revisitation of formalist dramaturgies that invest in the architecture of a language more than a logic of "content" very marked in Portugal by the weight of Dance-Theater. CONTEMPORÂNEO comes as a question or provocation to an essentialist idea of ​​a chronically written dance History chronically written from a central West: normative, white, and masculine. Is there an absolute contemporaneity? Or should we rather look at relative and simultaneous contemporaries that coexist and dialogue from multiple voices? In a program that also exists in dialogue with the context of Stockholm, where I live and where I came into contact with the practices of these two choreographers, the word NORTE appears here in its geographical relativity - Santa Maria da Feira is in the North of Portugal, but Portugal is in the Southern Europe -, exposing an obvious provocation: how does a seemingly objective word has, after all, other meanings when read from another perspective. The name I gave to this program proposes then a reflection on a company and its name as an object that reinvents itself over time, and that gains different meanings when viewed from different perspectives, through the hand of several curators, choreographers, dancers, etc.




MEROPS
de Rebeck Stillman
29 setembro
22h
Cineteatro António Lamoso, Santa Maria da Feira

"Assim como um devaneio, Merops paira entre três tempos. A base no presente são as atividades pelas quais no encontramos diariamente sob a forma de uma companhia de dança, este encontro que forma aquilo que a companhia é, e naquilo em que a companhia se está a transformar. A partir daí, a peça estende-se em duas direções: uma é a ativação da história recém-construída do que a companhia tem sido, uma ficção e uma narração, até certo ponto uma autobiografia por um escritor fantasma. O outro toma como ponto de partida essa mesma história, misturando o funcional com o que é inerentemente ausente de função, num movimento bi-direcional possivelmente corrupto. Ao materializar e executar os devaneios sonhados colectivamente, a peça equilibra-se no limiar daquele momento em que o imaginado quase acontece".

Uma nova criação para o Ballet Contemporâneo do Norte (PT)
De Rebecka Stillman (SE)
Com Dinis Machado, Jorge Gonçalves e Susana Otero 
Desenho de Luz de Rebecka Stillman e Dinis Machado
Música Original: Red Damask (orange) de Linnéa Martinsson e Codeax de Ofelia Jarl Ortega
Figurinos de Rebecka Stillman
Execução de Figurinos: Conceição Moreira (Foz Modas)
Produção Ballet Contemporâneo do Norte
Criado em Residência no Imaginarius Centro de Criação Arte e Espaço Público (Stª Mª Feira, Portugal)
O Ballet Contemporâneo do Norte é financiado pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção Geral das Artes) e Câmara Municipal de St Mª da Feira / Feira Viva


MEROPS
by Rebeck Stillman
29th september
10pm
Cineteatro António Lamoso, Santa Maria da Feira

"Just like a daydream Merops hovers between three times. The basis in the present is the daily activities of coming together in the form of a dance company, the coming together forming what the company is, and what the company is forming the coming together. From there the piece extends in two directions. One is the activation of the freshly made history of what the company has been, a fictionalization and a narration, a to some extent ghost-written autobiography. The other takes as it's starting point that very history, mixing the purposeful with the inherently purposeless in a possibly bi-directional corruptive move. By materializing and executing formerly collectively produced daydreams the piece is balancing on the verge to that moment when imagined come to pass."

A new work for Ballet Contemporâneo do Norte (PT)
By Rebecka Stillman (SE)
With Dinis Machado (SE/PT), Jorge Gonçalves (PT/DE) e Susana Otero (PT)

Light Design by Rebecka Stillman and Dinis Machado
Music: Red Damask (orange) by Linnéa Martinsson and Codeax by Ofelia Jarl Ortega
Costumes by Rebecka Stillman
Costumes Execution by Conceição Moreira (Foz Modas)
Production Ballet Contemporâneo do Norte (PT)
Created in Residency at Imaginarius Centro de Criação Arte e Espaço Público (St Mª da Feira, PT)
Ballet Contemporâneo do Norte is supported by Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção Geral das Artes) and Câmara Municipal de St Mª da Feira / Feira Viva





Nova Criação
de Litó Walkey
29 setembro
22h
Cineteatro António Lamoso, Santa Maria da Feira

Uma sombra circular com três pontos


Atos verbais de descrição celebram sombras próximas de nós, visíveis como são (e foram) no momento e em movimento. Um processo migratório de observar, nomear, mostrar, em parceria com outros, extrai gestos que reencaminham e  recentram as nossas trajetórias naturais de atenção. Esta é uma experiência que aplica liberdades associativas de acumular, justapor e organizar possibilidades de metáfora. Aglomerados de nervos narrativos aparecem e desaparecem enquanto o material de memória regista o seu rastro. Alternando entre tocar à tangente, mostrando nalgum lugar, e apontando para além do fim de si mesmo. O que nos é próximo pode novamente ser estranho, múltiplo e desconhecido, digno de investigação e, finalmente, de delicadeza.

Uma nova criação para o Ballet Contemporâneo do Norte (PT)
De Litó Walkey (CA)
Com Dinis Machado, Jorge Gonçalves e Susana Otero 
Produção Ballet Contemporâneo do Norte
Criado em Residência no Imaginarius Centro de Criação Arte e Espaço Público (Stª Mª Feira, Portugal)
O Ballet Contemporâneo do Norte é financiado pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção Geral das Artes) e Câmara Municipal de St Mª da Feira / Feira Viva


New Work
by Litó Walkey
29th september
10pm
Cineteatro António Lamoso, Santa Maria da Feira

A round shadow with three points

Verbal acts of description praise shadows close to us, visible as they are (and were) in the moment and in movement. A migratory process of viewing, naming, showing, in partnership with others, extracts gestures that re-route and re-center our natural trajectories of attention. This is an experiment in applying associative liberties of accumulation, juxtaposition and the organizing possibilities of metaphor. Clusters of narrative nerves appear and disappear as the material of memory traces. Alternating between touching sideways, showing somewhere, and pointing to more than the end of itself. What's close at hand can once again be strange, multiple and unfamiliar, worthy of examination and ultimately kindness.

A new work for Ballet Contemporâneo do Norte (PT)
By Litó Walkey (CA)
With Dinis Machado (SE/PT), Jorge Gonçalves (PT/DE) e Susana Otero (PT)
Production Ballet Contemporâneo do Norte (PT)
Created in Residency at Imaginarius Centro de Criação Arte e Espaço Público (St Mª da Feira, PT)
Ballet Contemporâneo do Norte is supported by Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura (Direção Geral das Artes) and Câmara Municipal de St Mª da Feira / Feira Viva