1/17/2017

ARTISTA ASSOCIADO | ROGÉRIO NUNO COSTA | COPYWRONG


UNIVERSIDADE | YLIOPISTO (2015/20)
um serviço meta-educativo de Rogério Nuno Costa
COPYWRONG (masterclass)
Armazém 22 (Vila Nova de Gaia)
20 e 21 de Janeiro de 2017
com Rogério Nuno Costa, Daniel Pinheiro, Fátima São Simão, Teresa Nobre
A workshop
A conference-performance
A participatory virtual installation
“(...) num sentido muito literal, a universidade kantiana é uma instituição ficcional. A razão só pode ser instituída se a instituição permanecer uma ficção, se funcionar apenas ‘como se’ não fosse uma instituição. Se a instituição se torna real, a razão afasta-se.” [Bill Readings, A Universidade em Ruínas, Angelus Novus, p. 68]
 
Copywrong é uma experiência de criação que pretende contribuir para a clarificação das regras de direito de autor nas artes performativas. Já na sua segunda edição, esta masterclass é parte integrante do processo de co-criação de uma performance-ferramenta educacional dirigida a artistas e criadores das artes performativas, com estreia prevista para Maio de 2017. O programa envolve uma sessão de partilha de experiências e discussão da temática, um workshop sobre direito de autor e Creative Commons, e um primeiro laboratório para a construção da performance final. O projecto conta com o apoio do Awesome Fund (Creative Commons), do futureplaces.org (Universidade do Porto) e do Armazém 22.

UNIVERSIDADE | YLIOPISTO é um projeto duracional de Rogério Nuno Costa para a criação de uma universidade virtual, trans-nacional e trans-artística. Uma escola para ensinar a anular a arte através da Arte (ou vice-versa). Um laboratório de experiências Pop. Uma masterclass intitulada "A preguiça como novo avant-garde". Um workshop intensivo de Kopimismo. Um magazine cooltural. E um partido político demagógico, finlandizado e profil(árctico) a financiar o empreendimento.

O projeto propõe a construção de uma plataforma colaborativa de pensamento interdisciplinar ao longo de 5 anos “letivos”, operando, virtual e fisicamente, entre dois extremos da Europa: Portugal e Finlândia. Grupos de trabalho fluidos (e nómadas) encontrar-se-ão em espaços temporários com o objetivo de elaborar uma proposta híbrida de ensino artístico alicerçado em metodologias “não-artísticas”: como chegar à Arte sem ser através da arte? Uma universidade meta-referencial que oferece um só programa — o dos “estudos universitários” —, num diálogo rizomático e taxonómico entre todas as Artes e todas as Ciências, e num sistema discursivo não-hierárquico e pós-capitalista. Para tal, ensaiar-se-ão novos paradigmas educacionais, experimentar-se-ão novos modos de subjetivação e de partilha de conhecimento, antever-se-ão novos modelos éticos (logo, estéticos) na relação “mestre/aprendiz”, reciclar-se-ão pressupostos que estiveram na origem da missão universitária ocidental e que a (pós-)modernidade, quantitativamente empreendedora e empresarial (ensino enquanto produto, aluno enquanto cliente), terá feito extinguir.
Após a realização de um proto-laboratório em Bucareste em Julho de 2015, em colaboração com o projeto E-motional | rethinking dance, ODD Gallery e Modulab, o Ano Um (2016/17) arrancou oficialmente em Outubro de 2016 na School of Arts Design and Architecture da Aalto University (Helsínquia), num diálogo simbiótico com o programa Visual Culture and Contemporary Art (ViCCA). Até Junho de 2017, realizar-se-á uma série de lectures, workshops, think tanks e publicações alusivas à PETABYTE AGE, temática estruturante para o Ano Um.

MAIS INFORMAÇÃO:

www.universityliopisto.wordpress.com [in-progress website]