27 julho | 19h30 e 21h30 | mala voadora.porto
Rua do Almada 283
4050-038 Porto
917 351 490
reservas@malavoadora.pt
PRACTICING PARADIGM é uma versão do solo PARADIGM onde Dinis Machado revisita a partitura deste trabalho retirando-lhe a cenografia, figurinos e objetos.
O solo original, PARADIGM, é um folklore ficcional futurista onde uma serie de danças e rituais acontecem em relação com uma cenografia e um figurino que alteram tanto a estrutura do corpo como do espaço, tornando-se parte estrutural da produção do movimento destas danças.
Em PRACTICING PARADIGM, Dinis revisita a partitura deste solo num espaço vazio e sem figurino. Esta versão desenvolve-se assim em diálogo com a resolução coreográfica destas ausências estruturais e da forma como estas se sedimentam no movimento: retirado o objeto que modifica a estrutura do corpo, o movimento é depois olhado enquanto movimento abstracto no espaço, e reativado não através da mímica da situação ausente mas através de uma re-atualização e re-ancoragem deste movimento abstratizado nas circunstancias concretas do espaço especifico em que esta revisitação está a acontecer.
PARADIGM é um projecto de Dinis Machado
com musica original de Hanna Kangassalo (SE/FI), Robert Tenevall (SE), Erik Sjölin (SE)
com vozes adicionais de Lillemor Tenevall (SE), Kai Kangassalo (FI/SE), Gonçalo Ferreira (PT), Britta Amft (SE), Dinis Machado (SE/PT)
com pós produção de Henrik Wiklund (SE)
e com assistência dramatúrgica de
Produzido por BARCO (SE) e Ballet Contemporâneo do Norte (PT), com a produtora associada para Inglaterra Claire Hicks (UK) e administração na Suécia por Interim Kultur (SE) // Com a co-produção de Weld (Stockholm/SE), Teatro Municipal do Porto (Porto/PT), Dance4 (
Dinis Machado vive e trabalha entre Estocolmo e o Porto, onde nasceu. Foi um dos nomeados para o prémio Jardin D’ Europe no ImpulzTanz Viena 2014. Tem o MA em Coreografia a pela DOCH em Estocolmo, dirigido por Jefta Van Dinther e Frederic Gies, e estudou também Artes visuais na Maumaus, teatro na ESTC e ACE assim como Ballet e dança contemporânea no Balleteatro. Desde 2007 apresentou o seu trabalho na Áustria, Croácia, Uruguay, França, Suécia, Alemanha, Inglaterra e Portugal. Participou em contextos de pesquisa como AWaRE (Alkantara 2014) mediado por Sofia Dias e Vitor Roriz, Encontros Rumo mediados por Vera Mantero e Miguel Pereira, e Mugatxoan (Serralves/Arteleku) dirigido por Blanca Calvo e Ion Monduate. Do seu percurso como performer salienta as colaborações com DD Dorvillier, Mikael Klien, Miguel Pereira, Trisha Brown Dance Company, Rogério Nuno Costa, Miguel Loureiro, O Cão Solteiro, e Isabel Barros.