5/04/2016

ARTISTA ASSOCIADO | DINIS MACHADO | PARADIGMA E CYBORG SUNDAY

CYBORG SUNDAY

18 maio | 21h30 | ZDB

Rua da Barroca, no59
1200-049 Lisboa Portugal
t. + 351 213 430 205
zdb[@]zedosbois[.]org
reservas[@]zedosbois[.]org 


+

CYBORG SUNDAY e PARADIGMA
20 e 21 maio | 20h | Chelsea Theatre, UK
7 World’s End Place
King’s Road, London SW10 0DR
admin@chelseatheatre.org.uk


+
PARADIGMA
25 maio | 20h | Colchester Arts Center, UK
Church Street
Colchester
Essex
CO1 1NF
info@colchesterartscentre.com


CYBORG SUNDAY

uma performance de Dinis Machado
Intérpretes Anna KochGonçalo Ferreira, Isadora Monteiro, Nikolas Kasinos and Vicky Malin.
com a colaboração de Catherine Long
e com Pedro Machado como outside eye
'Cyborg Sunday' de Dinis Machado começa com cinco performers a recordar em voz alta uma história que ainda vai acontecer. A história, sobre um dia na vida de um grupo de pessoas que vivem juntas em harmonia, é contada através das impressões dos intérpretes, pelas suas recordações filtradas e sensibilidades individuais.
Enquanto se esforçam por lembrar com exactidão as suas memórias, desencadeiam sensações físicas que vão mudando de forma, embora prosseguindo com a sua intenção. Lentamente, as suas acções vão ficando mais fragmentadas, perdendo não só significado, mas também substância física. No entanto, isso não é o caos, nem corresponde a liberdade total. Em vez disso, tudo é ultra considerado e à medida que as suas máscaras sociais caem somos guiados para um mundo imaginário rico, algo com tanto de pessoal como de efémero. Mesmo quando experimentam os cabelos uns dos outros, a mais prática e mundana das suas acções, isto é realizado não para causar efeito ou impacto, mas simplesmente porque podem fazê-lo. Podem ser os outros sem deixarem de ser eles próprios, apesar de tudo, a realidade parece ser a ficção que criam e partilham, têm isso sob controle. Com o desenrolar da história, os personagens convivem intimamente. Eles dormem, cozinham e comem e filmam-se a ter sexo, enquanto o movimento dos performers se torna cada vez mais ténue, de modo a que até mesmo referências directas, a um hambúrguer, por exemplo, perdem o seu impacto literal, talvez os movimentos estejam, também, a ser ‘desmascarados’. A única coisa que parece importar é a forma como os diferentes elementos do elenco se lembram e se relacionam com a história, a sua perspectiva pessoal unida por uma referência externa. Se a história é a moldura da peça, são os performers que mantêm tudo em conjunto através das possíveis representações, que nunca chegam a acontecer.
'Cyborg Sunday’ funciona como um labirinto sedutor onde o fio de Ariadne nos leva não para a saída, mas para um mundo denso e intangível, profundamente interior.  [Pedro Machado]
Residências ImPulsTanz (Vienna), Dance4 (Nottingham), NEC/Câmara Municipal do Porto (Porto) e Weld (Estocolmo)

Coprodução WeldCorp. e Dance4
Apoio de ImPulsTanz > Life Long Burning apoiado por Culture 2013-2018 Programme of the European Union
Developed with the grant for the arts from the Arts Council England
Circulação em coprodução com Weld e o apoio internacional da Fundação Calouste Gulbenkian
Dinis Machado é um artista associado do
Ballet Contemporâneo do Norte (PT) e Weld (SE)

























PARADIGMA

“Um ritual é uma sequência de atividades que envolvem gestos, palavras e objetos, praticado num lugar isolado e de acordo com uma sequência definida.”
[Dicionário Merriam-Webster]
Em “Paradigma”, criamos um folklore DIY para corpos com identidades esbatidas, através de artefactos, narrativas, danças, rituais e músicas. Paradigma é uma dança de um exotismo de lado nenhum. Um reclamar ritualista de diferença e cidadania. Uma paisagem criada de um cadavre esquis de referências paradoxais vindas de lugares faccionais. Uma cerimónia vinda de um tempo antes da divisão entre arquiteto e construtor onde se produzem símbolos abstratos com materiais complexos e uma engenharia caseira.

Música Original de
Hanna Kangassalo (SE/FI), Robert Tenevall (SE), Erik Sjölin (SE)
com vozes adicionais de Lillemor Tenevall, Kai Kangassalo, Gonçalo Ferreira, Britta Amft, Dinis Machado
Cenário, luz e figurinos
Dinis Machado (SE/PT)
Consultoria
Pedro Machado (BR/UK), Gonçalo Ferreira (PT), Jorge Gonçalves (DE/PT)
Produzido por Corp. (PT) e Ballet Contemporâneo do Norte (PT),
com o Produtor Associado Clair Hicks (UK)
e administração de Interim Kultur (SE)
Co-Produção
Weld (Stockholm/SE), Teatro Municipal do Porto (Porto/PT), Dance4 (Nottingham / UK) and Gothenburg Dans & Teater Festival (Gothenburg/SE)
Criado em residência em
Weld (Stockholm/SE), MARC (Kivik/SE), Campo Alegre Teatro Municipal (Porto/PT), Alkantara (Lisboa/PT), ​Gothenburg Dans & Teater Festival + Vitlycke Centre for Performing Art (Gothenburg/SE), Devir/Capa (Faro/PT), Dance4 + Lace Market Gallery (Nottingham/UK)
Com o apoio de
Konstnärsnämnden (SE), Kulturrådet (SE), Arts Council England (UK) and DGArtes/Secretaria de Estado da Cultura (PT)
Dinis Machado é um artista associado do
Ballet Contemporâneo do Norte (PT) e Weld (SE)